ATIVIDADES UNIDADE 1 - TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA:
ATIVIDADE 1: QUEM SOU EU
1-QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ
A escola é um campo de interações entre crianças X crianças, criança x adulto, adulto x criança, criança x adulto e dessas interações é que se tem ou não um bom resultado do processo de ensino aprendizagem, onde o educador é o mediador entre os conhecimentos fragmentados, disperso do aluno e os conteúdos sistematizados acumulados pelo homem para que o educando perceba a importância e a utilidade desses conteúdos com as realidades sociais vivenciadas.
Nesse sentido considero que o educador é um eterno aprendiz, pois precisa se colocar como aluno, aprender junto, dessa forma espera-se que ao longo dos anos aprenda a ser um profissional equilibrado, experiente, evoluído, acredito que o oficio de sua profissão exige constantes atualizações para que se possa mediar à aprendizagem do aluno na construção do conhecimento, é preciso estar sensível as mudanças.
Essa função não é uma tarefa fácil, uma vez que o aluno não é uma folha em branco em que imprime o que se deseja, quando o aluno vem à escola já trás consigo alguns conhecimento de mundo, de sua cultura, costumes, ou seja, já trás conhecimentos, o educador não pode ignorar esses conhecimentos o que torna seu maior desafio que é aprender sempre com seus educandos uma vez que os educandos são de gerações mais atualizadas do que a nossa.
Toda ação tem uma reação, nesse sentido os fazeres pedagógicos possuem uma fundamental importância, pois a reação que esses fazeres provocam nos educandos é que movem a próxima ação do docente,assim sou uma educara e uma eterna aprendiz!
ATIVIDADE 2: REGISTRANDO A PROPRIA REFLEXÃO
A tecnologia oferece novas estratégias de ensino, novas possibilidades de aprendizagem, se for utilizada nesse sentido de se produzir conhecimento é preciso que os educadores estejam sempre se atualizando para que possam inovar com sua prática pedagógica do dia-a-dia, a fim de trazer efetivas contribuições à aprendizagem dos educandos. Se for apenas para ser a “sereia”, do ensino eletrônico basta que os educadores permaneçam inacessíveis as tecnologias, que utilizem dessas estratégias como mero preenchimento de tempo.
ATIVIDADE 3: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
A escola não escapa dos avanços das tecnologias, no entanto para saber lidar com elas, é preciso que educadores, gestores e alunos se atualizem para utilizarem essas tecnologias como facilitadoras no processo de ensino aprendizagem. No entanto ainda existe um grande abismo entre o dizer e o fazer a tecnologia existe nas escolas o que ocorre algumas vezes é o despreparo dos educadores, gestores em lidar com elas, o que torna desestimulante para o educando, que na maioria das vezes conhece muito mais das tecnologias do que seus educadores. Nesse sentido a escola necessita de repensar seu papel, em considerar o uso das TIC como meios de se produzir conhecimentos de forma criativa, para tanto é preciso que os laboratórios de informática, sala de vídeo, sejam abertos aos educandos e que deixem de cumprir o papel de mata tempo, ou hora de descanso para os educadores. È PRECISO INOVAR SEMPRE!
ATIVIDADE 4: TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA
APRESENTAÇÃO DE SLIDES
ATIVIDADE 05: CONHENCENDO UMA EXPERIÊNCIA
SUGESTÃO DE AULA
Faixa etária: de 05 e 06 anos
Duração: 04 aulas
Objetivo Geral:
• Estabelecer relações entre características e comportamentos dos seres vivos e condições do ambiente em que vivem;
Objetivos específicos:
Ampliar o conhecimento sobre os animais;
Perceber os diferentes tipos de animais;
Saber identificar um animal selvagem de um doméstico;
Linguagens/Conteúdos:
linguagem visual
linguagem auditiva
coordenação motora
Ação educativa: Acessar o site do portal, assistir o vídeo e jogar o joguinho em dupla
Avaliação: será avaliado o interesse, a concentração e o desenvolvimento da coordenação motora da criança.
Materiais didáticos e recursos do site: